Hekate

Hekate Erototokos

Produzindo amor, portadora de amor, que gerou amor

Podemos ver a relação do epíteto Erototokos com o feitiço PGM IV 2441-2621 é de atração, suplicando que a Deusa, aqui chamada de Aktiophis, Ereschigal, Artemis, Perséfone, Selene, Hekate, Mene e Afrodite conceda o feitiço de coerção para atração.  

As linhas em particular que incluem Erototokos são as seguintes:

Mãe de todos, que deu à luz o amor, Afrodite,

portadora da lâmpada, brilhante e resplandecente, Selene, viajante

das estrelas, celestial, portadora da tocha, cuspidora de fogo, /

Mulher de quatro faces, quatro nomes, quatro estradas. amante.

Erototokeia (ἐρωτοτόκεια) significa “aquela que traz o amor”. Pode ser entendido também como “Mãe de Eros”, esse epíteto também é atribuído a Afrodite.

Resaltando que Afrodite era sendo vista pelos cristãos como demoníaca, já que era mulher e altamente ligada a sexualidade. 

Erototokeia também foi um epíteto de Hekate. Cabe ressaltar que o feitiço para atração que cita Afrodite também e parece muito mais relacionado ao amor mundano do que ao conceito mais elevado de amor.

O PGM IV contém três conjuntos de receitas relacionadas à adivinhação, práticas eróticas e exorcismos.

Tradução de parte do feitiço de atração  com Hekate dos papiros mágicos gregos (PGM IV 2441-2621):

O segundo feitiço, depois de fazer o primeiro sacrifício, é melhor feito se dito antes da oferenda. Este é o feitiço ligado ao primeiro:

“[Eu ofereço a ti] esta especiaria, ó criança de Zeus

Aquela de atira dardos, Artemis, Perséfone,

Atiradora de cervos, que brilha na noite, que ressoa três vezes,

De três vozes, Selene de três cabeças,

De três pontos, três faces, três pescoços,

E deusa dos caminhos triplos, que carrega

Chamas flamejantes constantes em cestas triplas,

E você que frequenta os caminhos triplos

E governa as décadas triplas com três formas

E chamas e cachorros. Em gargantas mudas você causa

Pavor, um lamento afiado quando você, Ó deusa, faz

Um horrível som de três bocas.

Ouvindo seus sons, todas as coisas mundanas tremem:

Os portões infernais e as sacras águas de Lethe

E o caos primordial e o abismo brilhante

Do Tartaro. Desta forma, todo imortal

E todo homem mortal, as montanhas estreladas

Vales e todas as arvores e rios barulhentos,

E até o mar que nunca descansa, o eco solitário,

E daimons do mundo estremecem a ti,

Ó abençoada, quando eles ouvem sua terrível voz.

Venha a mim, deusa da noite, matadora de bestas,

Venha e esteja em meu amoroso feitiço de atração,

Quieta e pavorosa, e tenha sua refeição,

Adentre as sepulturas. E guarde minhas orações, Selene,

Que de muito sofre, que se eleva e se põe à noite,

Ó de três cabeças, três nomes MENE

MARZOUNE, terrível, de mente graciosa e

Persuasão. Venha até mim, da face com chifres, que traz a luz,

De formato de touro, deusa de rosto de cavalo, que uiva como cachorros;

Venha, mulher lobo, venha agora, Senhora

Da noite e dos reinos Ctonicos, sagrada, vestida de negro,

Ao redor de quem a natureza do mundo

Gira em torno de estrelas sempre que você se eleva tão grandemente.

Você estabeleceu todas as coisas mundanas,

Você que gerou tudo na terra

E no mar e todas as corridas, por sua vez,

De pássaros alados que buscam seu ninho novamente.

Mãe de tudo, Erototokeia (que dá amor), Afrodite,

Que carrega as lâmpadas, brilhante e incandescente, Selene,

Que atravessa estrelas, celestial, que carrega tochas, que respira fogo,

Mulher de quatro rostos, quatro nomes, senhora das quatro estradas.

Saúdo-te, deusa, e atenda seus epítetos,

Ó celestial, deusa de refúgio, que vagueia

As montanhas e é deusa das encruzilhadas;

Ó infernal, deusa das profundezas, eterna,

Deusa da escuridão, venha até meus sacrifícios.

Realize pra mim esta tarefa, enquanto eu rezo

Dê guarda a mim, Senhora, eu te peço.”

-Tradução de Guga Lopes.


Descubra mais sobre Jardim de Hekate

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.